quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tim Powers

Acabo de Ler a excepcional obra de Tim Powers, "Os Portais de Anúbis", sobre a qual falarei mais nos próximos dias. O livro pertence a ótima série "Rama" da editora 34. Abaixo um texto sobre o autor extraído do site "saída de emergência".

Timothy Thomas Powers (nascido a 29 de Fevereiro de 1952) é um escritor americano de ficção científica e literatura fantástica.

A maioria dos romances de Powers é composta por "histórias secretas": ele utiliza acontecimentos reais e documentados, que incluem pessoas famosas, mas mostra-os de uma outra perspectiva, segundo a qual factores ocultos ou sobrenaturais influenciam seriamente as motivações e as acções das personagens.

Regra geral, Powers segue unicamente factos históricos comprovados. Lê extensivamente acerca de determinada matéria, e o enredo vai-se desenvolvendo à medida que Powers encontra inconstâncias, falhas e informações curiosas; referindo-se à sua obra Declare, pela qual veio a receber um prémio, Powers afirmou: " Estabeleci como regra incontornável que jamais iria alterar ou ignorar quaisquer factos históricos, nem alteraria datas - e depois tentei perceber qual seria o facto momentâneo, mas não registado, que os poderia explicar a todos."

Powers nasceu em Buffalo, Nova Iorque, e cresceu na Califórnia, para onde a sua família católica se mudou, em 1959.

Estudou Literatura Inglesa na Cal State Fullerton, onde conheceu James Blaylock e K. W. Jeter, os quais se mantiveram bons amigos e colaboradores ocasionais; o trio referiu-se, meio a brincar, a si próprio como "steampunks", em contraste ao predominante género "cyberpunk" dos anos 80. Powers e Blaylock inventaram o poeta William Ashbless enquanto estavam na Cal State Fullerton.

Um outro amigo que Powers conheceu durante este período foi o notório escritor de ficção científica Philip K. Dick; a personagem de nome "David", no romance VALIS, escrito por Dick, foi baseada em Powers e Do Androids Dream of Electric Sheep? (Blade Runner) foi dedicado a ele.

O primeiro grande romance de Powers foi The Drawing of the Dark (1979), mas o romance que o levou ao reconhecimento global foi The Anubis Gates, que ganhou o Philip K. Dick Award e desde então foi publicado em várias outras línguas.

Powers também dá aulas em regime part-time como Escritor Convidado na Orange County High School of the Arts, onde o seu amigo, Blaylock, é Director do Departamento de Escrita Criativa. Powers e a sua esposa, Serena, vivem presentemente em Muscoy, Califórnia.

Também deu aulas, em regime part-time, na Universidade de Redlands.

Prémios:
Philip K Dick Award Best Novel winner (1983) : The Anubis Gates
Philip K Dick Award Best Novel winner (1985) : Dinner at Deviant's Palace
Nebula Best Novel nominee (1986) : Dinner at Deviant's Palace
World Fantasy Best Novella nominee (1987) : Night Moves
World Fantasy Best Novel nominee (1988) : On Stranger Tides
Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (1990) : The Stress of Her Regard
World Fantasy Best Novel nominee (1990) : The Stress of Her Regard
Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (1993) : Last Call
World Fantasy Best Novel winner (1993) : Last Call
World Fantasy Best Novella nominee (1996) : Where They Are Hid
World Fantasy Best Novel nominee (1996) : Expiration Date
Nebula Best Novel nominee (1997) : Expiration Date
Bram Stoker Best Novel nominee (1998) : Earthquake Weather
World Fantasy Best Novel winner (2001) : Declare
Nebula Best Novel nominee (2002) : Declare
Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (2002) : Declare

Um comentário:

  1. Vou querer ler depois essa obra viu...rsrsrs

    E tem como vc postar algo sobre material ficcional feito aqui no Brasil??

    ResponderExcluir